sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Décimo Encontro Cravo do Canavial - UFRN



10!

Nesse último encontro, exatamente o nosso décimo encontro, conseguimos enxergar o processo como um todo e ter um olhar adiante do ainda tem por vir, o espetáculo. Acima de tudo, compreendemos e encontramos, em um único dia, os exercícios que costumávamos fazer.
            Foi um dia muito intenso, começamos como o de costume, alongando e depois Carla Martins começou a fazer um trabalho de Base bastante intenso com a gente. Pois, a base para um ator é fundamental, possibilitando equilíbrio, presença cênica, ampliando sua capacidade de realizar movimentos e de realizar a cena. Esse trabalho é um dos trabalhos base do pré-expressivo, dentro da mesma linha de trabalho, começamos a fazer o Jogo da Pantera, um jogo que além de trabalhar a base do ator, trabalha a atenção, concentração, foco, aguça a visão do ator, possibilita o controle do corpo dele, pois nesse jogo ao ator só se movimenta para atacar ou para defender.Logo depois, veio a Bola de Borracha, um exercício que trabalha as oposições, um exercício dentro da técinapré-expressiva que possibilita o ator descobrir seus limites e organizações funcionais de cada parte do seu corpo, além de possibilita uma maneira de ampliação de cada ação. Para sairmos dessa tensão e opondo-se totalmente a energia produzida nesse exercício, Carla pediu que fossemosuma folha de papel solta no espaço, livre, leves, com movimentação contínua.
            Depois desses exercícios de pré-expressividade, partimos para a expressão, estávamos com o nosso corpo pronto para construir e fomos trabalhar nas nossas matrizes, baseadas nos brincantes do Maracatu Rural Cambinda Brasileira-PE. Depois de todo preparo de construir, brincar, criar e codificar a matriz, estávamos bem. Esse trabalho está sendo muito prazeroso, afinal, todo o processo é nosso, estamos construindo juntos o que virá a ser um espetáculo.
            Logo após o trabalho com as matrizes, fomos estruturar o “espetáculo” que será apresentado neste mês de dezembro, todo o nosso trabalho durante esses messes vão está dentro do “espetáculo” que será uma mostra do que virá a ser o espetáculo em 2012.Estamos a cada dia, comungando ainda mais o nosso corpo em vida dentro do processo.
            Termino hoje, da mesma maneira que terminamos nesse décimo encontro:
  “Cravo, rosa, mel e flor
            Oo ô cravo do canavial
            Bagaço desse amor” 
                                                                                                             Tatiane Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário